A quebra representa um consequente défice de receita para os comerciantes. Em média, são 1% a 2% do faturamento da loja. Ou seja, o equivalente ao seu lucro líquido. Ainda assim, hoje em dia é possível reduzir esta quebra graças a diferentes soluções. Sejam estas através de doações a instituições ou através da etiquetagem dos produtos. Como resultado, estas duas soluções juntas, conseguem valorizar até 85% das quebras. Ao contrário de 60% das lojas que apenas fazem doação.
Definir a estratégia perfeita requer tempo. Então, como reduzir a sua quebra através da doação e etiquetagem de produtos de curto prazo? Vamos contar-lhe tudo!
O equilíbrio certo entre a venda de produtos de curto prazo e a doação a instituições para otimizar o desempenho da sua loja 📈
Gerir datas de validade pode parecer complicado no dia-a-dia. Desde definir uma estratégia, localizar produtos, tirá-los das prateleiras, etiquetar e rastrear… As restrições são inúmeras e os resultados são, muitas vezes, difíceis de quantificar.
Na Phenix, acompanhamos o seu negócio desde o início até à implementação de uma estratégia de valorização de produtos perto do fim de validade. Toda a nossa equipa estuda o seu negócio e define os melhores momentos em que os seus produtos devem ser etiquetados e/ou doados.
Este equilíbrio entre a venda de produtos de curto prazo e a doação a instituições, permite atingir um duplo objetivo. Por um lado, permite que a loja aumente o retorno com produtos de curto prazo. Por outro lado, permite que a loja continue a doar a instituições locais.
A longo prazo, o objetivo desta estratégia é permitir que a loja atinja 100% de reaproveitamento e o zero desperdício de alimentos.
Uma loja zero desperdício, é possível!
Instalação de uma zona anti-desperdício
Oferecemos formação e acompanhamento das equipas. Com isto, não só transmitimos as boas práticas relacionadas com a venda de produtos de curto prazo, como também definimos a melhor localização na sua loja para a implementação de uma zona anti-desperdício qualitativa, com um POS (point of sale) à medida. Esta zona é dedicada a todos os produtos etiquetados. A boa instalação de uma zona com estas características, permite aumentar a taxa de revenda. Torna, ainda, a experiência de compra mais agradável para os clientes.

Monitorização em tempo real dos indicadores
Finalmente, graças à nossa plataforma digital, a loja tem a possibilidade de acompanhar em tempo real os principais indicadores de venda dos produtos de curto prazo. Permite, também, analisar o impacto da sua abordagem de forma fiável e rápida.
Esta monitorização em tempo real permite, ainda, que a loja adapte a sua estratégia de venda de produtos de curto prazo, de acordo com os resultados observados.




Testemunho
Gestora de Loja Intermarché
“A abordagem que adotamos com a Phenix permitiu-nos aumentar a nossa faturação de curto prazo, bem como a nossa margem. As equipas receberam muito bem a abordagem. Há uma verdadeira economia de tempo todas as manhãs durante a etiquetagem. A revalorização desses produtos não vendidos é um gesto ambiental significativo.”
Hoje em dia, a etiquetagem é uma solução eficiente. Tanto para gerar rotatividade de produtos em fim de validade, como para reduzir o desperdício. Aliado a uma abordagem de doação a instituições, permite que as lojas recuperem até 85% dos seus resíduos. Em comparação com 30%, em média, quando a loja não é apoiada.
Além disso, a implementação destas soluções anti-desperdício permite reduzir drasticamente a quantidade de lixo de bio resíduos. O alcance é de -50% a -70% desde os primeiros meses.
Precisa de informação adicional? Podemos ajudar!