Doa os excedentes alimentares a instituições

Acompanhamos a implementação e melhoria do processo de doação de excedentes alimentares e não alimentares a instituições, para combater eficazmente o desperdício.

Alguns dos problemas para as empresas

Elevado custo das perdas 

O desperdício tem consequências económicas e afeta todos os setores da indústria alimentar. 

Quadro legislativo em vigor

Há cada vez mais pressão para que não se torne impróprio o consumo de excedentes alimentares que ainda possam ser doados. 

Gestão operacional quotidiana 

Organizar a doação a instituições leva tempo: encontrar beneficiários, organizar a recolha das doações pelos voluntários das instituições, formar equipas, fazer a gestão administrativa…

 

Implementação ou melhoria do processo de doação

Um chefe de projeto Phenix forma as equipas no terreno em relação às regras da doação, organiza as recolhas com as instituições e fornece os materiais e informações necessários.

Organização e segurança

Ocupamo-nos da gestão administrativa da doação e asseguramos o respeito total das normas regulamentares. Graças às nossas ferramentas digitais, todas as operações de doação são sinalizadas para tornar o processo mais organizado e seguro.

Acompanhamento e especialização

Todos os nossos parceiros beneficiam de um acompanhamento à medida, adaptado às suas necessidades e limitações. Beneficiam também de assistência permanente. Temos parcerias com diversas instituições espalhadas por todo o país que podem ser recetoras das doações dos excedentes alimentares.

“A Phenix trouxe-nos mais rigor no tratamento dos excedentes alimentares e um maior número de instituições beneficiárias. Ficamos realmente felizes com o contributo que passámos a dar”
Carlos
diretor de um entreposto comercial
13-don-05

Otimização da doação

Otimizamos a abordagem à doação para melhorar as quantidades e a qualidade das doações. Assim, podes valorizar uma grande parte dos produtos que de outra forma seriam desperdiçados.
13-don-06

Simplicidade e ganho de tempo

Asseguramos um tratamento global, a partir da busca de associações até à entrega dos produtos. Tratamos do acompanhamento administrativo e regulamentar, facilitando o processo ao máximo.
13-don-07

Ganhos financeiros

Reduzes o volume de excedentes alimentares e os custos associados (custos de armazenamento, custos de destruição, etc.). O teu negócio passa a ser elegível também para um benefício fiscal enquadrado na lei.
“Em parceria com a Phenix, pudemos doar mais de 3 toneladas de saladas, frutas e vegetais a associações desde o início da nossa colaboração, nomeadamente a associações sediadas em Lisboa, perto das nossas instalações de produção. A Phenix permite-nos ir mais depressa enquanto assegura um rastreio adequado das doações. É um apoio essencial para chegar ao Desperdício Zero.”
Joana Faria
gerente da secção de frescos num supermercado
Receba os nossos conselhos anti-desperdício