Para evitar que os indicadores do desperdício alimentar se acentuem, os supermercados e hipermercados devem priorizar a doação dos seus excedentes a associações sociais.
No entanto, nem sempre é fácil planear estas doações. Seja pela escassez de organizações associativas, pela proibição de certos locais para doação, sítios para proceder com a doação, etc.

A Aplicação Phenix representa uma solução à medida para salvar os excedentes do dia, com a venda de cabazes anti desperdício a preços mais baixos.

Damos-lhe 4 boas razões para implementar esta acção.

1. Venda de produtos que não podem ser doados

Segundo a legislação, alguns produtos não podem ser doados às associações por razões sanitárias. Desde carne picada, miudezas, ostras, moluscos, ou bebidas alcoólicas acima de 1,2°. Estes são alguns exemplos deste tipo de produtos.
Neste caso, pode, então, vendê-los na Aplicação Phenix. Vai conseguir um lucro extra e evitar o desperdício.

Sabia disto? Também é possível doar os excedentes das secções tradicionais, a qualquer altura do ano. Sejam produtos de talho, peixaria ou charcutaria.

Até ao momento, apenas a doação de produtos embalados (Livre Serviço) era permitida. No entanto, a perda também está presente nas secções tradicionais com balcão de atendimento. Esta é a razão pela qual a legislação foi alterada, permitindo assim o reaproveitamento destes produtos.

Está confuso sobre as regras de doação? Entenda mais sobre o assunto, no nosso guia feito à medida para si.

Quero vender os meus excedentes na Aplicação Phenix

2. Eliminar as consequências provocadas pela escassez de organizações associativas e evitar o teto de doações autorizado por lei

Algumas áreas contam com poucas, ou quase inexistentes, associações de ajuda alimentar. Além disso, o volume de excedentes oferecidos pelas lojas é por vezes demasiado grande. Nem sempre há beneficiários suficientes para consumir todas as quantidades oferecidas.

No entanto, quando é permitido doar, as lojas não conseguem garantir um prazo indefinido da sua doação. Por outras palavras, isto acontece porque a doação é regulada por lei. Por esse motivo, não deve exceder uma determinada percentagem do volume de negócios anual das empresas. Então, ao atingir este “teto de doações”, as empresas deixam de ter benefícios fiscais associados às doações que excedem este teto. Este fator pode comprometer a continuidade da logística da doação, tornando a realidade da doação instável.

É sob este cenário que surge a Aplicação Phenix. Os produtos que não podem ser doados, podem ser vendidos a preços reduzidos a consumidores particulares.

Estou interessado!

3. Venda de produtos que chegam ao Dia 0 (para lojas que fazem etiquetagem)

As lojas que fazem a sinalização dos seus produtos frescos, com etiquetas de prazo de validade curto, relatam que muitas vezes sobram artigos no último dia de validade nos expositores anti desperdício. Se isto também lhe acontece, pode, então, vendê-los através de cabazes anti desperdício.

A doação é perfeitamente possível, em qualquer caso, sendo que nenhuma lei estipula o contrário. No entanto, se a associação recolher produtos no Dia 0, significa que devem ser distribuídos no mesmo dia. Da mesma forma, os beneficiários devem consumi-los no mesmo dia.

Logisticamente, esta é uma opção mais incómoda para as associações pois existe uma grande probabilidade que os produtos acabem no caixote do lixo.

Aconselhamos a venda de produtos D0 na Aplicação Phenix. Além de conseguir maior visibilidade e controlo, consegue garantir a sua venda.

Contacte-nos

4. Demonstre o seu compromisso e atraia novos clientes

Utilizar a Aplicação Phenix para escoar o seu excedente é, acima de tudo, um gesto que revela responsabilidade social e ambiental junto dos seus clientes.

Colocamos à disposição dos comerciantes parceiros, toda a sinalização PLV (Publicidade de Ponto de Venda) necessária. Seja para a divulgação nas suas lojas físicas ou redes sociais.

Este compromisso contra o desperdício alimentar, também atrai uma nova clientela. Desde pessoas que vivem perto da sua loja e que não são necessariamente clientes regulares.

79% dos entrevistados aprovam a venda de cabazes de excedentes com desconto em aplicações móveis.

Faz doações e gostaria de ir ainda mais longe? Interessado na Aplicação Phenix? Deixe-nos os seus dados de contacto e entraremos em contacto consigo.

Leia mais