O desperdício representa uma perda significativa de rendimentos para os profissionais de distribuição em massa. No entanto, é agora possível reduzir este desperdício através da implementação de várias soluções. Desde doação a instituições, instalação de caixotes do lixo de curta duração ou a venda de cabazes numa aplicação móvel. Porém, a gestão de todas estas soluções pode rapidamente tornar-se uma dor de cabeça. É, portanto, do interesse das empresas delegar esta gestão a um prestador de serviços. Entre melhorar a rentabilidade, poupar tempo e conseguir uma imagem mais positiva da loja, apresentamos-lhe todas as razões para delegar a gestão das suas mercadorias não vendidas a um prestador de serviços como a Phenix.
Atribuir a gestão dos seus excedentes para melhorar a sua rentabilidade
Ações de controlo para otimizar esta valorização
Atualmente, existem várias soluções que permitem às empresas reduzir o seu desperdício. Porém, nem sempre é fácil gerir estas diferentes soluções, ou implementar várias, sem a ajuda de um prestador de serviços.
Na Phenix, por exemplo, fazemos esta gestão por si. Ajudamos a definir quais são os produtos que vão para doação, que se adequam melhor para venda na aplicação ou que podem ir para as zonas de produtos de curta duração. Você não tem de preocupar-se com isso. Nós preocupamo-nos por si.
Esta gestão é feita de uma forma inteligente, de acordo com a categoria do produto e a respetiva data de validade. O objetivo é recuperar tudo! Além disso, também é possível, hoje em dia, atingir o zero desperdício alimentar. Temos parceiros que já o conseguiram.
Graças à complementaridade e à combinação correta das nossas soluções, vai conseguir otimizar a recuperação dos seus bens não vendidos. Ou seja, uma parte maior dos produtos é dada a instituições ou vendida a um preço reduzido. Como resultado, o volume e o valor do seu desperdício será reduzido. Terá, então, uma margem mais elevada e conseguirá maximizar a sua rentabilidade.
Delegar a gestão dos seus excedentes ajuda-o a poupar tempo
Ao delegar a gestão do seu excedentes a um prestador de serviços, vai poder poupar tempo a toda a sua equipa.
➡️ Graças à formação das suas equipas
A formação das suas equipas para os processos relacionados com a revalorização leva tempo. Tempo que já é difícil de encontrar entre todas as tarefas diárias! No entanto, uma boa gestão dos seus produtos depende, em grande parte, da boa formação e do acompanhamento das suas equipas durante o processo.
Pensando nisso, na Phenix, damos formação às equipas em loja sobre as regras de doação, departamento por departamento. Além disso, definimos uma organização interna com eles: nomeação de um líder, distribuição das tarefas de cada pessoa, definição de horas de separação de resíduos, etc.
Ao longo de todo o processo, colocamo-nos à disposição das equipas de loja para responder a quaisquer questões que possam ter. Particularmente no tema das doações a instituições, somos o ponto de contato entre as equipas da loja e os voluntários. Dispensamos a organização do horário das recolhas associativas e asseguramos as boas condições da recolha dos produtos na loja.
Por fim, quando a delegação das doações é organizada por alguém dentro de uma equipa, é possível que existam situações de tentativa de mudança ou não aplicação das regras definidas. Ao contratar um prestador de serviços, isso pode motivar e dinamizar as equipas e, assim, facilitar as mudanças internas.
Ter uma pessoa de fora a conversar com as equipas e a trazer outra perspectiva. Isso é completamente diferente.”
Membro de um parceiro phenix
➡️ Graças à fácil gestão da nossa plataforma digital
Certamente está a questionar-se quais são os indicadores de desempenho que permitem ver o impacto desta ação.
De facto, não é fácil produzir dados confiáveis sobre o desperdício e o seu valor sem uma solução dedicada a isso. Para preencher esta lacuna, desenvolvemos uma plataforma digital que possibilita esta monitorização. Uma plataforma única para ajudá-lo a gerir o seu processo e poupar-lhe tempo.
Terá acesso em tempo real a estatísticas que lhe permitem avaliar o desempenho da sua loja: o crescimento do volume de negócios, a taxa de reavaliação dos resíduos, a quantidade de doações, etc. Listamos também todos os documentos administrativos para facilitar a sua rastreabilidade.

Delegue a gestão das suas mercadorias não vendidas para comunicar e melhorar a imagem da sua loja
Garanta uma rastreabilidade irrepreensível
Ao delegar a gestão dos seus bens não vendidos a um prestador de serviços, garante o cumprimento do quadro legislativo, nomeadamente no que diz respeito às doações a instituições. De facto, muitas regras regem as doações a instituições e nem sempre é fácil encontrar o caminho. O prestador de serviços poderá lembrar as suas equipas das regras de doação. Ele também poderá aconselhá-lo sobre os documentos obrigatórios para as suas declarações fiscais.
Comunique melhor o seu compromisso com o combate ao desperdício
O desperdício de alimentos é uma questão muito atual e os consumidores esperam que os profissionais do mercado deem o exemplo. De facto, 83% dos consumidores querem que distribuidores e fabricantes reduzam o desperdício de alimentos. Ao contratar um prestador de serviços, associa-se a uma empresa que luta diariamente contra o desperdício e, assim, beneficia de uma melhor imagem junto dos seus clientes.
Na Phenix, fornecemos aos nossos clientes os suportes de comunicação para mostrar ao grande público o seu compromisso: publicação nas redes sociais, cartazes nas lojas, as refeições salvas até ao momento…
Já está a tomar medidas diárias contra o desperdício? Então, comunique aos seus clientes!
Como vimos, são várias as vantagens de delegar a gestão dos seus resíduos a um prestador de serviços. Melhor rentabilidade, poupança de tempo e uma melhor visibilidade perante os seus clientes. Na Phenix estamos aqui para acompanhá-lo na luta contra o desperdício alimentar em todas as fases da gestão dos seus produtos não vendidos.
Quer saber mais sobre as nossas soluções?