No âmbito da operação nacional liderada pela ADEME “Frutas e legumes: soluções para reduzir a perda e desperdício alimentar”*, a Phenix apoiou, em consórcio com I Care & Consult e La Coopération Agricole, 14 produtores de frutas e legumes (cooperativas e independentes na França). O objetivo era medir, reduzir e valorizar as perdas e o desperdício de alimentos.

Os diagnósticos realizados no início da operação destacam que:

  • As fontes de perdas de frutas e legumes são múltiplas. Desde o incumprimento de normas e especificações (tamanho, maturidade, forma, cor, pequenos defeitos, etc.), falta de escoamento comercial viável, problemas de armazenamento, rejeição por parte dos clientes, etc.
  • A taxa média de desperdício de alimentos observada é de 16,5% dos volumes de produção. De 3% a 52% dependendo do local. Sendo dois terços gerados na fase de colheita (produtos deixados no campo sem recuperação).
  • Em média, as perdas de alimentos representam uma quebra de cerca de 20% do volume de negócios nos locais de controlo.

Mais de 100 ações identificadas para reduzir as perdas e aumentar os ganhos de frutas e legumes, como:

  • Melhorar a monitorização das perdas de forma a alcançar uma implementação rápida de ações corretas e efetivas; 
  • Reforçar a formação contínua das equipas e trabalhadores sazonais;
  • Transformar produtos não conformes em refeições confeccionadas. Sejam estas compotas, sopas, etc.
  • Multiplicar os clientes (para diversificar as especificações);
  • Estabelecer parcerias para o processamento de frutas e legumes comestíveis degradadas;
  • Desenvolver vendas diretas ao consumidor ou via canais de distribuição anti-desperdício (ex.: phenix app);

Após 12 meses de suporte, os resultados são muito positivos:

  • Os planos de ação realizados através do online reduziram o desperdício de alimentos em 38%, em média, na temporada de 2020.
  • Esta redução de perdas e desperdícios equivale a uma poupança média de 315 mil euros, por ano e por empresa. Representa, também, uma redução de 30% na sua pegada de carbono.
  • As ações que reduzem a perda e o desperdício de alimentos são de natureza diversa. Não requerem necessariamente investimentos significativos. Alguns podem ser implementados em poucas semanas, tal como o acompanhamento, formação, doação a instituições. Outros, requerem vários meses, tal como a procura de novos pontos de venda, modificação de especificações, etc).

Suporte no campo liderado pelos nossos especialistas

Uma retrospectiva da dimensão operacional do estudo com Léa Collin, consultora de economia circular da divisão de Compromisso e Impacto da Phenix. Esta equipa realizou os trabalhos de apoio às obras em consórcio com I Care & Consult e La Coopération Agricole, gerido pela ADEME.

Caso de Estudo - Reduzir as Perdas e Aumentar as Perdas

“Esta operação é baseada numa abordagem de duas frentes. Compreender e valorizar as perdas alimentares. 

Procurámos responder a três questões. Quais são as principais fontes de desperdício alimentar entre os produtores, como podem ser reduzidas e/ou melhor valorizadas? Foi fornecido suporte operacional, incluindo reuniões com produtores, visitas aos locais de produção e observação minuciosa das operações. O objetivo era estabelecer um mapa preciso de perdas por etapa e por causa.

Deve-se notar que, mesmo que os locais tenham sido selecionados para representar um painel muito diversificado, o estudo abrange apenas 3 locais e 10 cooperativas agrícolas. Não se trata, portanto, de utilizar os resultados do estudo para estabelecer uma média nacional, mas de analisar ações inspiradoras e replicáveis.

Quando se trata do custo dos resíduos, é importante realizar uma análise de custo completa. Um tomate perdido no campo durante a colheita terá um custo econômico e ambiental menor do que um tomate perdido na saída da embalagem. Ao longo do processo produtivo, somam-se custos e despesas com a utilização de equipamentos, embalagens, energia ou transporte, o que pode aumentar em 10 a factura dos resíduos.

O objetivo compartilhado com a ADEME não era apontar dedos, mas promover as abordagens existentes e o seu desenvolvimento. Identifique-os, meça o impacto financeiro e ambiental para ver um antes e depois. Provar que funciona é para mim a melhor maneira de encorajar as pessoas a agir. »

Se deseja saber mais sobre os possíveis procedimentos no seu negócio

* Operação piloto “Frutas e Vegetais”: soluções para reduzir a perda e o desperdício de alimentos liderada pela ADEME em consórcio com I Care & Consult, Phenix e La cooperative Agricole. Publicação França 2021/09