O desperdício alimentar representa um custo real, no setor da restauração. De acordo com a agência francesa para a transição ecológica (ADEME), o custo por refeição desperdiçada é de cerca de 0,50€ e pode subir com facilidade para os 0,68€ em caso de empresas de catering. Com o passar dos anos, o valor acumulado poderá ascender a milhares de euros em prejuízo para o seu negócio. Desta forma, combater o desperdício está a transformar-se num dos maiores desafios para quem tem um restaurante.

No entanto, a Phenix tem a resposta para si. Primeiramente, começamos por um processo de análise minuciosa. De seguida, criamos e implementamos planos de doação e recolha. Por último, promovemos a venda dos excedentes do seu restaurante através da nossa aplicação.

Desperdício alimentar na restauração

o que diz a lei em Portugal

O governo Português tem realizado diversos esforços para incentivar o combate ao desperdício alimentar. Como resultado, foi implementada uma nova legislação. Esta legislação torna obrigatória a doação de excedentes em condições próprias para o consumo humano. A mesma é aplicada em empresas do setor agroalimentar, com um volume de negócios anual superior a 50 milhões de euros ou mais de 250 funcionários. 

Importa também referir as alterações promovidas ao regime geral da gestão de resíduos, com o decreto-lei n.º 102-D/2020. Este decreto indica que os estabelecimentos de restauração com produção de biorresíduos superior a 9 toneladas por ano terão de adotar, até 31 de dezembro de 2023, medidas para combater o desperdício de alimentos.

Para além disto, a partir de 1 de janeiro de 2024, será proibido o descarte de alimentos ótimos para consumo, sempre que existam formas seguras de escoamento, nomeadamente, através de acordos de doação de alimentos. Esta proibição será aplicada a empresas de retalho alimentar, à indústria de produção de alimentos, ao comércio por grosso e aos estabelecimentos de restauração.

Ou seja, é importante que os negócios se mantenham a par. Não só das alterações à lei, metas e prazos constantes, mas também urge conhecerem o tipo de soluções auxiliares que têm ao seu dispor nesta tarefa. Para isso, podem contar com a experiência e soluções que a Phenix apresenta:

  • Conversão de excedentes alimentares em doações a IPSSs (Instituições Particulares de Solidariedade Social);
  • Venda dos excedentes na aplicação anti-desperdício. Estes, vendidos sob forma de cabazes surpresa;
  • Entre outros serviços.
A área da restauração e o zero desperdício podem andar de mãos dadas

3 dicas para reduzir o desperdício na área da restauração🥔

Como pode reduzir com facilidade o desperdício alimentar no seu restaurante? Além de trabalharmos com soluções, também trabalhamos na prevenção. Por esse motivo, vamos partilhar as nossas dicas consigo.

1. Identifique as quantidades que desperdiça no seu restaurante e coloque os seus colaboradores a par desta realidade

Para começar a agir contra o desperdício, deve, primeiramente, identificar quais são as causas do mesmo.

Em primeiro lugar, deve colocar a sei próprio as seguintes questões: Em que estágio é que os produtos são desperdiçados? Encontra-se relacionado com a gestão de stock? É na fase de preparação das refeições que regista as maiores perdas? Ou é após a confeção dos pratos? Que quantidade de desperdício regista em cada fase?

Quantificar as perdas em cada nível, é o passo mais importante para começar um diagnóstico eficiente. Deste modo, pode também sensibilizar as suas equipas e tomar medidas concretas para cada passo.

Em segundo lugar, quantifique o seu desperdício em termos monetários e avalie qual o peso que este tem nas suas contas mensais. Multiplique por 12 e perceba o valor total que literalmente está a “desperdiçar” anualmente. Este montante seria suficiente para pagar o salário a quantos colaboradores? Poderá significar a diferença entre adquirir algum equipamento novo para o seu restaurante? 

Associar um valor concreto ao desperdício, também o ajudará a definir metas de progresso para analisar, por exemplo, semestralmente. Por exemplo, “até ao final do 1º semestre do ano, pretendo reduzir o meu desperdício alimentar em 50%”.

Em terceiro lugar, fixe os resultados num local visível para a sua equipa. Isto poderá funcionar como uma motivação extra. Acredite, as pessoas gostam de saber que estão a contribuir para uma solução conjunta de melhoria coletiva, seja a que nível for. Equipas motivadas, são equipas mais produtivas. Envolva os seus colaboradores e transforme esta missão num projeto coletivo!

2. Determine quais as melhores soluções anti desperdício a implementar

Dependendo do tipo e quantidade de desperdício que tiver, diferentes soluções poderão ser postas em prática.

🤝 Para grandes quantidades de desperdício, recomendamos a doação a IPSSs.

Se tiver grandes quantidades de ingredientes e produtos, poderá doá-los a instituições locais. Hoje, mais que nunca, necessitam de apoio para fazer face ao crescente número de beneficiários. 

Naturalmente, criar e gerir um processo de doação a instituições é algo que requer tempo, dedicação e acima de tudo, atenção à qualidade e segurança alimentar dos produtos que está a doar. 

Para o ajudar neste processo, poderá contar com a experiência da Phenix. Em Portugal já operamos desde 2016, com o serviço de conversão de excedentes alimentares em doações. Como resultado, já evitámos o desperdício de mais de 22 milhões de refeições

Contamos com uma rede de mais de 1000 instituições parceiras (cobertura nacional) e trabalhamos de modo personalizado com cada parceiro nosso, elaborando planos de recolha de doações, estabelecendo os contactos com as instituições receptoras, e gerindo os processos relacionados com a emissão de recibos de doação. 

Ao trabalhar connosco, a sua única responsabilidade será garantir a segurança alimentar dos produtos doados e que os mesmos se encontrarão prontos e disponíveis para recolha nos dias e horas combinados com as instituições, no seu estabelecimento. Esforço mínimo, mais lucros!

📲 A aplicação anti-desperdício para refeições prontas

Se encontra mais desperdício na fase de comercialização das suas refeições prontas, ou se as quantidades desperdiçadas não são suficientes para justificar a deslocação de uma instituição para recolha do excedente, saiba que pode optar pela nossa aplicação anti-desperdício e vender os seus excedentes sob a forma de cabazes.

O modo de funcionamento é muito simples: coloca os seus produtos/refeições à venda na aplicação por um preço reduzido. De seguida, os nossos utilizadores adquirem, pagam na aplicação e deslocam-se ao seu restaurante. O horário de recolha do cabaz é definido por si. 

Desta forma, consegue um lucro adicional com aquilo que habitualmente seria desperdício! 

Além do mais, garante uma abordagem sustentável e com visibilidade para mais de 200 000 utilizadores, só em Portugal.

3. Adopte medidas suplementares

Ofereça aos seus clientes a possibilidade de levar as sobras da sua refeição para casa. Esta é uma medida cada vez mais comum em diversos estabelecimentos de restauração. Ofereça ou cobre por um pequeno valor, caixas de take away que permitam aos seus clientes levar o que restar da sua refeição para casa

Além disso, se perceber que os clientes deixam comida no prato com frequência, analise e perceba se precisa de ajustar as quantidades servidas por dose.

Espalhe informação ou mensagens de sensibilização pelo seu espaço. Caso possua, por exemplo, um serviço de refeições em regime buffet, alerte os clientes para se servirem nas quantidades que vão consumir.

Como resultado, vai também conseguir reduzir a sua despesa com a gestão e tratamento de resíduos.

Agora que já tem estas dicas do seu lado, não hesite em começar o seu combate ao desperdício. Contribua para o desperdício zero na área da restauração.

E para uma ajuda suplementar, entre em contacto!