O desperdício é, mais do que nunca, um assunto atual. 

O zero desperdício é uma preocupação crescente nos consumidores. Enquanto que procuram soluções para agir, também criam expectativas quanto aos atores da indústria alimentar. 

No supermercados, o zero desperdício tornou-se um fator de fidelização. 83% dos consumidores querem que os distribuidores e fabricantes reduzam o seu desperdício, tanto de alimentos como de embalagens. Além disso, 70% dos consumidores fidelizam-se com marcas comprometidas com este tema.

Portanto, o que é um loja zero desperdício? 

Uma loja zero desperdício é uma loja que promove uma segunda vida aos alimentos. Seja através da venda a preços reduzidos, doações a instituições ou doação animal. São lojas que não permitem que algum produto alimentar acabe no lixo.  

Mas o que é desperdício de alimentos? Qual é a diferença perante os bio-resíduos?

Os bio-resíduos são resíduos biodegradáveis não perigosos, tal como os resíduos dos jardins, dos parques e dos alimentos. São provenientes das residências, dos restaurantes e das lojas de retalho. 

O desperdício de alimentos é uma subcategoria dos bio-resíduos. São géneros alimentícios produzidos para consumo humano que, por razões práticas ou logísticas, deixam de ser destinados aos mesmos. No meio destas razões podem ser considerados os defeitos de fabrico, defeitos na embalagem ou outros. Porém, são alimentos que não apresentam qualquer risco para a saúde animal.

Por exemplo, um pão que termina no lixo é considerado desperdício alimentar. Enquanto que as cascas de laranja provenientes de um sumo fresco vendido numa loja, já não.

Como determinar se uma loja é zero desperdício?

É importante relembrar que tudo é baseado numa abordagem voluntária por parte da loja. Segundo  ASAE, a principal prioridade da prevenção do desperdício alimentar deve incidir na fonte, limitando a produção de excedentes alimentares em cada fase da cadeia de abastecimento alimentar (produção, transformação, distribuição e consumo). Quando houver excedentes de géneros alimentícios, o melhor destino, que garante o aproveitamento dos recursos alimentares comestíveis, é a sua redistribuição para consumo humano.

No caso de doação direta de alimentos, as lojas devem assegurar que alguns requisitos sejam cumpridos. No caso, o Regulamento 852/2004, de 29 de abril e os requisitos específicos previstos no Anexo III do Regulamento 853/2004, de 29 de abril.

Uma loja disposta a inserir doações no seu estabelecimento pode contar com o apoio da Phenix. Apoiamos nas questões burocráticas e cumprimento da lei

Para ser reconhecida como “zero desperdício” pela Phenix, uma loja deve atender a vários critérios e ter uma organização dedicada ao processo. Após uma auditoria e de um período de observação por parte da nossa equipa, a loja pode ser reconhecida como uma “loja zero desperdício”.

Anualmente, a equipa Phenix planeia a manutenção da auditoria. Em caso de não conformidade e incumprimento das regras, o estatuto de “loja zero desperdício” pode ser retirado.

Todos os critérios estão disponíveis mediante um pedido fundamentado. Clique aqui para efetuar o seu pedido.
uma loja zero desperdício de alimentos

Na prática, como fazer com que uma loja seja zero desperdício?

Criamos vários canais de recuperação. Desde doação a instituições, venda de produtos a preço reduzido, doação para ração animal, entre outros. Todas estas soluções são complementares. Permitem que as lojas agreguem valor a uma grande parte dos seus produtos. O objetivo é sempre só um: atingir o zero desperdício de alimentos.

Quer conhecer as nossas soluções em detalhe?  

Uma implementação concreta da economia circular no retalho 

Sendo cada loja única, as soluções implementadas são adaptadas e locais. O sucesso da abordagem depende do apoio da Phenix nos seguintes parâmetros:  

  • Formação às equipas
  • Ajuda na organização interna
  • Suporte de longo prazo com visitas regulares às lojas
  • Acompanhamento e análise de indicadores quantificados
Saiba mais sobre as soluções anti-desperdício preferidas pelos profissionais do retalho.
Implemente a economia circular na sua loja e torne-a zero desperdício

Um triplo benefício para as lojas

  • Económico. Os produtos não vendidos são valorizados, em vez de irem para o lixo. Isto permite reduzir o custo no tratamento de resíduos, reduz os seus impostos e aumenta as receitas relacionadas com a venda de produtos de curto prazo. 
  • Imagem e compromisso sustentável. Os consumidores esperam o exemplo dos atores externos. 
  • Internamente. As equipas estão unidas em torno de um projeto com significado e impacto. 

Saiba mais sobre como conquistar uma loja zero desperdício.